Redemec reduz custos e repassa menor preço ao consumidor

Giovani de Oliveira
JBO

Em um ano de funcionamento, o setor de compras no atacado da Associação de Mercados e Supermercados de Bairro de Itabuna (Redemec) contabiliza uma redução média de 15% dos custos. “Juntos temos maior poder de negociação junto às grandes indústrias e nos tornamos mais competitivos ao repassar um menor preço para o consumidor, a exemplo de itens essenciais como o leite”, afirma o presidente Giovani de Oliveira. Criada há 11 anos, a Redemec tem 14 associados e 16 mercados de bairro, onde são comercializados cerca de três mil diferentes produtos e gerados 200 empregos diretos.

O case de sucesso dos empresários de Itabuna está sendo apresentado na quarta edição da Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuidores - Superbahia 2013, de 15 a 17 de julho, no Centro de Convenções, em Salvador. “Vamos disseminar a ideia de cooperativismo no I Encontro Estadual de Centrais de Negócios de Varejo de Autosserviços de Alimentos, evento integrado à programação da feira", completa Giovani de Oliveira.

A Superbahia 2013 tem a participação de 120 empresas de segmentos como alimentos, bebidas, higiene, beleza, limpeza, suprimentos e petshops. A expectativa é receber um público de mais de 15 mil visitantes e gerar cerca de R$ 400 milhões em negócios nos três dias do evento, que é promovido pela Associação Baiana de Supermercados (Abase).

A missão técnica à Salvador foi organizada pela equipe do Projeto Comércio do Sebrae sob a gestão de Karla Peixoto. “Os eventos paralelos à feira foram criados para permitir a troca de informações, conhecimentos e reciclagem”, explica. A feira também promoverá o acesso às mais recentes tecnologias, produtos, equipamentos e serviços dos diversos segmentos de mercado ligados ao varejo.

Capacitação - Com apoio do Sebrae, empregadores e funcionários da Redemec tiveram sua realidade modificada a partir de melhoria da rede física e oferta de treinamentos. A capacitação chega a 100% dos gestores e 90% dos colaboradores e os resultados já são detectados, como a diminuição das perdas e a melhoria do atendimento.

Outros números também revelam crescimento, como 70% de aumento médio no faturamento das lojas; ampliação de 55% na oferta de vagas de empregos diretos; e crescimento da área (espaço físico) das lojas associadas, de 110 para 165 metros quadrados, em média.